Tecnologia no ensino
A tecnologia está em constante evolução. Novidades surgem no mercado tecnológico diariamente e a educação é uma área do conhecimento que não pode ficar de fora desta onda.
O ofício de ensinar está em constante mudança e é preciso se adaptar à nova forma de transmissão do conhecimento. Para isso, empresas estão focando seus estudos em tecnologias para melhorar o ensino e facilitar a vida de professores e alunos.
Conheça a seguir algumas inovações tecnológicas e veja como elas podem agregar ainda mais ao conhecimento dos alunos.
Quadro negro digital
Uma das inovações consideradas “top de linha” é a tela multitoque desenvolvida pela Super Uber em parceria com a universidade Estácio de Sá. O Super Quadro MT pode ser usado em aulas, apresentações e outras atividades.
O quadro conta com a tela touchscreen, que coloca várias funções literalmente na ponta dos dedos do profissional. Através da tela, o professor poderá apresentar e dar zoom em imagens e partes importantes de um texto ou fazer anotações sobre as imagens.
O Super Quadro MT também é capaz de fazer desenhos livres e navegar na própria web, o que traz para a sala de aula um uso inovador da internet. Apesar de extremamente moderna, a tela conta com um aprendizado fácil e pode ser usada por cada professor de acordo com as suas características na hora de dar aulas.
As possibilidades trazidas pela tela são imensas. Se ligarmos o quadro a um laptop e gravarmos aquilo que está sendo passado na tela, por exemplo, esta aula pode ser ministrada online. Pode ser dada também aos alunos que perderam a apresentação no dia, o que facilita no momento de repor um determinado conteúdo.
Ensino a distância
Neste tipo de ensino, o profissional utiliza ferramentas que o conecta com os alunos de forma mais eficaz: aqui a internet desempenha um papel fundamental. O Moodle é um exemplo de sistema que facilita a vida de quem ensina e aprende a distância, já usado em várias universidades, e que pode ser adaptado às necessidades de cada instituição.
Sobre este assunto, vale a pena dar uma olhada em um artigo que aborda o estudo online e a evolução deste tipo de prática.
Cadernos virtuais
Muitos rumores circulam sobre novos tablets – da Apple ou de outras empresas – mas o que chamou a atenção de quem estuda é o Courier, o novo booklet da Microsoft .
Devido às duas telas e às possibilidades que traz, nada mais interessante que pensar no Courier como um caderno virtual, onde se armazenam aulas, anotações, pesquisas para trabalhos e muito mais.
O aparelho funciona como uma grande agenda virtual, em que o aluno ou o professor pode marcar provas, reuniões, criar planilhas de desempenho, e muito mais. O uso é vasto e pode ser extremamente produtivo para quem está mergulhado nos estudos, facilitando ainda mais o armazenamento e pesquisa de informações.
Várias possibilidades
Seja em sala de aula, pela internet, a distância ou em anotações, o que se percebe é que a tecnologia pode trazer rapidez, praticidade e facilidade tanto para distribuir o conteúdo, quanto para uma melhor assimilação por parte dos alunos.
Algumas escolas e universidades já estão se atualizando, e percebe-se que muitas possuem laboratórios de informática. Já os educadores devem ficar sempre de olho nas novidades para não perderem oportunidades únicas de ligar matérias do currículo a outras novidades.
Professores de português podem, por exemplo, criar blogs onde alunos escrevam sobre algum assunto e, através dele, trabalhar as linguagens formal e informal, dialetos, marcas de estilo e muito mais.
As ferramentas tecnológicas, como a internet, podem ser utilizadas para agregar e ajudar tanto alunos quanto professores. O que se deve perceber é que a tecnologia não é um bicho de sete cabeças e pode ajudar todos os níveis escolares(do fundamental ao superior, público ou particular).
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/internet/2842-tecnologia-no-ensino.htm#ixzz2zrR1rSQw
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Tecnologia Educacional
As tecnologias educacionais são utilizadas desde o princípio da Educação sistematizada. Ainda hoje se usa a tecnologia do giz e da lousa.No mundo ocidental, um dos grandes desafios é adaptar a educacão´`as novas tecnologias, tais como os meios de comunicação atuais como a internet, a televisão, os softwares que funcionam com meios educativos formais ou informais.
A tecnologia educacional é a área de conhecimento onde a tecnologia se submete aos objetivos educacionais. Ela procura auxiliar o processo ensino e aprendizagem de modo a propiciar formas adequadas de utilizar os recursos tecnologicos na educação, ou seja, as funções maiores da escola serão enriquecidas com a grandeza das novas fontes de informações e ferramentas tecnologicas modernas preocupando-se com as técnicas e sua adequação às necessidades e à realidade dos educandos, da escola, do professor, da cultura em que a educação está inserida.
Continuas transformações tecnologicas em todo o mundo vem influenciando as relações sociais. Neste contexto a Escola, ambiente onde se constrói a educação formal e, portanto, um ambiente por natureza social, começa a refletir sobre a influência da Novas tecnologias no processo ensino e aprendizagem. A escola começa a se apropriar do uso técnico dos recurso tecnologicos para repensar as formas e metologias adequadas a cada contexto social. Nesse sentido, a TV, o Video, o Rádio, a Internet, o material impresso possibilitam articularem-se novas linguagens e novas forma de apropriação do conhecimento na escola.
O Educador deve estar apto a mudar e estar consciente da importância da Tecnologia educacional com ferramenta valiosa no processo de ensino e aprendizagem, facilitando para o educando uma assimilação significativa dos conteúdos, bem como proporcionando um avanço na construção de novos conhecimento. Ele se transforma agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informação mais relevante.Transformando informação em conhecimento e conhecimento em saber,em vida, em sabedoria, o conhecimento com ética
Nenhum comentário:
Postar um comentário